terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fayga Ostrower


Fayga Perla Ostrower (Lodz, 14 de setembro de 1920 — Rio de Janeiro,13 de setembro de 2001) foi uma artista plástica brasileira nascida na Polônia. Atuou como gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora.

De família judia, Fayga Perla Krakowski viveu na Alemanha quando mudou-se para a Bélgica e emigrar para o Brasil em 1934. Casou-se em 1941 com o historiador Heinz Ostrower, com quem teve dois filhos, Carl Robert e Anna Leonor (Noni).


Cursou Artes Gráficas na Fundação Getúlio Vargas, em 1947, onde estudou xilogravura com o austríaco Axl Leskoscheck e gravura em metal com Carlos Oswald, entre outros. Em 1955, viajou por um ano para Nova York com uma Bolsa de estudos da Fundação Fullbright.


A obra de Paul Cezanne exerceu grande fascínio, e contribuiu para adotar o estilo abstrato, causando reação dos críticos e colegas.


Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Seus trabalhos se encontram nos principais museus brasileiros, da Europa e das Américas. Recebeu numerosos prêmios, entre os quais, o Grande Prêmio Nacional de Gravura da Bienal de São Paulo (1957) e o Grande Prêmio Internacional da Bienal de Veneza (1958); nos anos seguintes, o Grande Prêmio nas bienais de Florença, Buenos Aires, México, Venezuela e outros.


Algumas obras suas foram:




  • Criatividade e Processos de Criação". Rio de Janeiro: Editora Vozes


  • "Universos da Arte". Rio de Janeiro: Editora Campus, 1983.


  • "Acasos e Criação Artística". Rio de Janeiro: Editora Campus, 1990.


  • "A Sensibilidade do Intelecto". Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.


  • (Prêmio Literário Jabuti, em 1999)


  • "Goya, Artista Revolucionário e Humanista". São Paulo: Editora Imaginário,


  • "A Grandeza Humana: Cinco Séculos, Cinco Gênios da Arte". Rio de Janeiro: Editora Campus.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fayga_Ostrower e http://www.galeriadegravura.com.br/imagens/faygafoto.jpg


Fernanda nº11 6ªG

Nenhum comentário:

Postar um comentário