segunda-feira, 26 de outubro de 2009




Museu Lasar Segall

Biografia resumida:

Lasar Segall nasceu em 1891, na comunidade judaica de Vilna, capital da Lituânia, na época de domínio da Rússia. Em 1896 a 1905 em Vilna ele cursa a Academia de Desenho. Em 1906 viaja para Berlim, para continuar a foormação artística. Ele frequentou a Escola de Artes Aplicadas. Ingressou neste mesmo ano a academia de Berlim.

Em 1966 o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris inicia os preparativos para uma grande retrospectiva de Segall, que só se realizaria em 1956, após a morte do artista. Em 1957 no dia 2 de Agosto falece em sua casa, vítima de moléstia cardíaca (doença no coração). Em 1967 foi criado em São Paulo o Museu Lasar Segall, em sua antiga residência da Rua Afonso Celso.




O museu



Horários de visita: de terça-feira a sábado, das 14h00 às 19h00 e domingos, das 14h00 às 18h00. Nos feriados a biblioteca do museu não abre. e nem nos finais de semana.



Preço : Gratuito



Sua história:
O Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall – viúva de Lasar Segall – foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932, por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik. Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram do Ministério da Cultura , como unidade especial.
Além de seu acervo museológico, o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema, e ainda abriga uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.
O Museu, como órgão federal, é apoiado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall – ACAMLS, uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas que cooperam com o Museu.



Fonte: Livro 1967, 1992 Museu Lasar Segall 25 anos. Histórico Analises e Perspectivas (o material do livro e o mesmo do site oficial)



Localização: R Berta nº111, Vila Mariana, São Paulo, SP.Tel.55 11 55747322e-mail: mlsegall.info@mls.gov.br



O site do museu: http://www.museusegall.org.br/index.asp?sMenu=L000

Eu (Fernanda nº11), Gabriela nº12 e Beatriz nº3, alunas da 6ªG
Postado por: Fernanda nº11 6ªG

















Museu Lasar Segall


Fernanda (nº11) e Beatrix (nº3) na frente do Museu Lasar Segall




Beatriz (nº3)



Fernanda (nº11)



Lasar Segall (1891-1957)
Três Jovens
Bronze 155 x 73 x 83
Original em pedra de Ipanema, 1939
Exemplo em bronze fundido em 2000
Doação de Silvana Tinelli

Postado por Gabriela (nº12)

domingo, 25 de outubro de 2009

Museu Lasar Segall

Museu Lasar Segall


O museu pesquisado pelo nosso grupo foi o Museu Lasar Segall.

O museu está localizado na Rua Berta, 111, em São Paulo, SP. CEP: 04120-040.
O telefone do museu é: (11) 5574-7322. O fax é: (11) 5572-3586.
O site do Museu é:
http://www.museusegall.org.br/index.asp
A entrada é gratuita todos os dias e para todas as idades

Horário de funcionamento:
De 3ª feira a sábado, das 14h às 19hDomingo, das 14h às 18h

Dentro do museu proíbem tirar fotos, por isso devemos deixar os pertences na secretaria.


Quem era Lasar Segall?

Lasar Segall (1891-1957) foi um dos mais importantes nomes da Arte Moderna Brasileira.

Ele nasceu na cidade de Vilna, Lituânia, na época dominada pela Rússia, era filho de um escritor de Torá. Em 1906, o jovem judeu russo deixa a comunidade ortodoxa de origem para fazer sua formação artística na Alemanha.

Foi reconhecido como representante da 2ª geração dos expressionistas europeus. Quando chegou a São Paulo, se aproximou do grupo de modernistas.

Suas pinturas promovem uma síntese emocionante entre sua herança européia e a capacidade de olhar e viver o novo mundo ( no Brasil).

Histórico:


Em 1957, logo após a morte de Lasar Segall, aos 2/8/1957, sua viúva, Jenny Klabin Segall passa a se dedicar integralmente ao acervo deixado pelo marido.

Em 2/8/1967, exatamente 10 anos depois da morte do marido, Jenny Klabin sofreu um infarto que a matou 3 dias depois, deixando os fundamentos do futuro Museu Lasar Segall. Dessa forma, o museu foi inaugurado pelos filhos de Lasar, com a presença do Governador do Estado de São Paulo da época, Roberto Abreu Sodré, aos 21/ 9/ 1967.

Aos 27/02/1970, Maurício e Oscar Klabin Segall, instituem legalmente a associação civil sem fins lucrativos, Associação Museu Lasar Segall.

Acervo:


Atualmente o Museu Lasar Segal possue duas exposições, uma delas a Lasar Segall retrospectiva com 120 trabalhos realizados por Lasar Segall e outra a exposição Pagu, Oswald e Segall.


Navio de emigrantes, feito por Lasar Segall, de 1939-1941, técnica: óleo sobre tela com areia, 230x275 cm.Uma de suas principais obras.







Auto-retrato II, quando chegou ao Brasil, pintou-se mais com marrom, para se indentificar com os mulatos brasileiros. Técnica:`Óleo sobre tela, 68x58,5 cm, 1919.


Maternidade, 1935. Bronze 56x 40,5x 44 cm.

A exposição Pagu, Oswald e Segall, retrata o trio artístico Patricia Galvão, Oswald de Andrade, Lasar Segall.
Formavam um grupo artístico modernista, foram presos inúmeras vezes por questões políticas.A exposição retrata cartas, pinturas, desenhos, livros, escritas, textos de todos.

Curiosidades:

-> Aproximando da II Guerra Mundial, Segall começou a retratar em grandes telas, o sofrimento.

->Antes de vir para o Brasil, Segall pintava muitas vezes com cores escuras, porém chegando aqui percebeu o milagre da cor e da luz. O Brasil revelou-lhe a alegria.

-> Não fazia desenhos abstratos

-> Antes de se casar com Jenny, casou-se com uma outra mulher que ao chegar ao Brasil, não se adaptou e retornou à Europa, dessa forma, se separaram. Porém após algum tempo casou-se com Jenny, conhecida desde a infância, que sempre o amara.

Programação:

No museu há biblioteca, cinema( pago em torno de 10 a 15 reais), cursos, existe uma programação para ser feita em família, nos domingos.Há apenas uma pequena cafeteria onde se vende apenas bebidas e pequenos lanches, pode-se comprar souvinirs (postais revistas, livros, quebra cabeças..., relacionados a Lasar Segall) em uma pequena loja situada na recepção.

Video:

Este é um link de um video que conta um pouco sobre o museu:

Para vizualizar o vídeo clique aqui:http://www.youtube.com/watch?v=xKpV9wZmq58

Fontes:

Museu Lasar Segall, revista Abigraf, site do museu e postais.


Autoria:

Karina Emy Arai, n 18, 6 ª G


sábado, 24 de outubro de 2009

O museu Lasar Segall

Na minha ida ao museu Lasar Segall, fui á biblioteca onde estudei um pouco de como o museu foi criado.
Antes de se tornar museu era a casa de Lasar Segall,ele era desenhista,gravador,escultor e pintor.Lasar Segall tinha dois filhos que depois de sua morte em 1957,os dois transformaram a casa no museu com as obras de seu pai em 1967.a biblioteca foi inaugurada depois em 1973.
Lazar Segall fazia pinturas tambem.vi em um livro uma das partes da casa que ele decorara,percebi que ele era bem moderno e era idealista como as pessoas de hoje.
No museu á cinema,exposições,cafeteria,biblioteca, á alunos que aprendem xilogarvura no atelie onde Lasar Segall fazia suas obras e a entrada é gratuita.

postada por monique nº26/6g
Fonte usada por Mª Eugênia:
Revista Abigraf.

Museo Lasar Segall
Biblioteca e cinema

A Biblioteca Jenny Klabin Segall é aberta ao público e tem cerca de 100 mil itens (entre eles, 16 mil livros, 4 mil volumes de revistas, 35 mil recortes de jornal, fotografias e cartazes), atualizados regurlamente por meio de compras ou doações. Especializada em teatro, cinema, fotografia, rádio e televisão, foi inicialmente formada pelas coleções da família Segall e do crítico teatral Lopes Gonçalves. Abriga, ainda, extensa documentação impressa sobre a vida e a obra de Lasar Segall e oferece atendimento individualizado, sendo uma inesgotável fonte de pesquisa artistica.
O museo oferece, também, uma videoteca com 300 títulos sobre arte, especialmente a brasileira.
Quanto ao cinema, conta com a Sala Paulo Emílio Salles Gomes, adequadamente equipada para a projeção de filmes e vídeos.
Quando fui ao museo havia uma esposição de retratos feitos por Lasar Segall, onde estava exposto seu famoso auto-retrato.


Postado por Maria Eugênia - nº21-6g.

domingo, 18 de outubro de 2009

Museu Lasar Segall

Sobre o autor: Lasar Segall

Lasar Segall foi um pintor, desenhista, gravador e escultor. Russo, nascido em 1891 em Vilna, foi estudar em Berlim e Dresden, onde participou do movimento expressionista alemão. Em 1913, vem ao Brasil e realiza exposições em São Paulo e Campinas (primeira manifestação de Arte Moderna no país). Conseguiu a cidadania brasileira em 1923. Em 1932 volta a São Paulo (pois morou quatro anos em Paris), onde trabalhou até sua morte em 1957. Segall foi considerado um dos grandes nomes do nosso modernismo.

Sobre o Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall – viúva de Lasar Segall – foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall.
A casa onde funciona o museu serviu como residência e ateliê de Lasar Segall. Em 21 de setembro de 1967, o Museu Lasar Segall, foi oficialmente inaugurado por Abreu Sodré, governador do Estado. Em 27 de fevereiro de 1970 é constituída legalmente a Associação do Museu Lasar Segall, instituição civil sem fins lucrativos, fundada por Oscar Maurício Segall (seu filho), que na ocasião doam a parte mais valiosa do acervo. A biblioteca inaugurou em 1973.

Texto de autoria de Gabriela nº12 6ªG

Fonte:
Livro MLS (Banco Safra) páginas 7 e 9 ( Livro disponível no acervo da biblioteca do Museu Lasar Segall).

Site do Museu:
http://www.museusegall.org.br/index.asp?sMenu=L000

Localização:
R Berta nº111, Vila Mariana, São Paulo, SP.
Tel.55 11 55747322
e-mail: mlsegall.info@mls.gov.br Clic Aqui




Agenda:

18/10/2009
Arte em família- Domingos no Museu Lasar Segall

24/10/2009
Jogos e brincadeiras com base no obra de Lasar Segall

Obra de Lasar Segall:


A introdução da pintura expressionista no Brasil foi obra de Lasar Segall, pintor da dor e sofrimento humanos.


Eu fui no Museu Lasar Segall:




Eu (nº12), Fernanda (nº11) e Beatriz (nº3) no Museu.