domingo, 25 de outubro de 2009

Museu Lasar Segall

Museu Lasar Segall


O museu pesquisado pelo nosso grupo foi o Museu Lasar Segall.

O museu está localizado na Rua Berta, 111, em São Paulo, SP. CEP: 04120-040.
O telefone do museu é: (11) 5574-7322. O fax é: (11) 5572-3586.
O site do Museu é:
http://www.museusegall.org.br/index.asp
A entrada é gratuita todos os dias e para todas as idades

Horário de funcionamento:
De 3ª feira a sábado, das 14h às 19hDomingo, das 14h às 18h

Dentro do museu proíbem tirar fotos, por isso devemos deixar os pertences na secretaria.


Quem era Lasar Segall?

Lasar Segall (1891-1957) foi um dos mais importantes nomes da Arte Moderna Brasileira.

Ele nasceu na cidade de Vilna, Lituânia, na época dominada pela Rússia, era filho de um escritor de Torá. Em 1906, o jovem judeu russo deixa a comunidade ortodoxa de origem para fazer sua formação artística na Alemanha.

Foi reconhecido como representante da 2ª geração dos expressionistas europeus. Quando chegou a São Paulo, se aproximou do grupo de modernistas.

Suas pinturas promovem uma síntese emocionante entre sua herança européia e a capacidade de olhar e viver o novo mundo ( no Brasil).

Histórico:


Em 1957, logo após a morte de Lasar Segall, aos 2/8/1957, sua viúva, Jenny Klabin Segall passa a se dedicar integralmente ao acervo deixado pelo marido.

Em 2/8/1967, exatamente 10 anos depois da morte do marido, Jenny Klabin sofreu um infarto que a matou 3 dias depois, deixando os fundamentos do futuro Museu Lasar Segall. Dessa forma, o museu foi inaugurado pelos filhos de Lasar, com a presença do Governador do Estado de São Paulo da época, Roberto Abreu Sodré, aos 21/ 9/ 1967.

Aos 27/02/1970, Maurício e Oscar Klabin Segall, instituem legalmente a associação civil sem fins lucrativos, Associação Museu Lasar Segall.

Acervo:


Atualmente o Museu Lasar Segal possue duas exposições, uma delas a Lasar Segall retrospectiva com 120 trabalhos realizados por Lasar Segall e outra a exposição Pagu, Oswald e Segall.


Navio de emigrantes, feito por Lasar Segall, de 1939-1941, técnica: óleo sobre tela com areia, 230x275 cm.Uma de suas principais obras.







Auto-retrato II, quando chegou ao Brasil, pintou-se mais com marrom, para se indentificar com os mulatos brasileiros. Técnica:`Óleo sobre tela, 68x58,5 cm, 1919.


Maternidade, 1935. Bronze 56x 40,5x 44 cm.

A exposição Pagu, Oswald e Segall, retrata o trio artístico Patricia Galvão, Oswald de Andrade, Lasar Segall.
Formavam um grupo artístico modernista, foram presos inúmeras vezes por questões políticas.A exposição retrata cartas, pinturas, desenhos, livros, escritas, textos de todos.

Curiosidades:

-> Aproximando da II Guerra Mundial, Segall começou a retratar em grandes telas, o sofrimento.

->Antes de vir para o Brasil, Segall pintava muitas vezes com cores escuras, porém chegando aqui percebeu o milagre da cor e da luz. O Brasil revelou-lhe a alegria.

-> Não fazia desenhos abstratos

-> Antes de se casar com Jenny, casou-se com uma outra mulher que ao chegar ao Brasil, não se adaptou e retornou à Europa, dessa forma, se separaram. Porém após algum tempo casou-se com Jenny, conhecida desde a infância, que sempre o amara.

Programação:

No museu há biblioteca, cinema( pago em torno de 10 a 15 reais), cursos, existe uma programação para ser feita em família, nos domingos.Há apenas uma pequena cafeteria onde se vende apenas bebidas e pequenos lanches, pode-se comprar souvinirs (postais revistas, livros, quebra cabeças..., relacionados a Lasar Segall) em uma pequena loja situada na recepção.

Video:

Este é um link de um video que conta um pouco sobre o museu:

Para vizualizar o vídeo clique aqui:http://www.youtube.com/watch?v=xKpV9wZmq58

Fontes:

Museu Lasar Segall, revista Abigraf, site do museu e postais.


Autoria:

Karina Emy Arai, n 18, 6 ª G


Nenhum comentário:

Postar um comentário