segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vittorio Gobbis

Vittorio Gobbis



Vittorio Gobbis nasceu em 1894 na Itália e morreu em 1968 em São Paulo.


Vittorio Gobbis era filho de um pintor de igreja, e nasceu entre “tintas”. Aos 12 anos seu pai o mandou para a casa de um parente, pois não queria que se filho seguisse na área de artes com ele. Mas sabendo que artes plásticas era sua vocação Vittorio, escondido, fugiu para Treviso (uma cidade próxima a sua vila natal). Nessa cidade obteve um emprego em um ateliê de restauração de quadros.


Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial (1914) e ao termino do conflito formou-se na Academia de Belas artes em Veneza e virou um grande conhecedor de história das artes e de todos os segredos da restauração e da pintura.

Em busca de aventura Vittorio saiu largando tudo (familiares, seu próprio ateliê, quadros, encomendas...). Então continuou a vida na cidade de São Paulo, onde se destacou entre os pintores pelo seu grande conhecimento.

Exposições
Em
1931 Gobbis foi convidado por Lucio Costa a participar do XXXVIII Salão da Escola Nacional de Belas Artes, o chamado Salão Revolucinário realizado em 1931 com a presença dos principais pintores de São Paulo, o que nunca havia acontecido anteriormente. Pela primeira vez o Salão tradicionalmente preso a uma arte passadista, enchia-se de um novo estilo modernizante. Além de Gobbis, lá estavam Anita Malfati, Di Cavalcanti, Ismael Nery,Candido Portinari, Cícero Dias, Guignard, Tarsila, Paulo Rossi Osir, Lasar Segall
e outros tantos artistas de vanguarda de todo o país, ao lado de muitos dos antigos frequentadores de salões anteriores.
Fontes:
Wikipédia
itaucultural
pinturabrasileira

Por Karina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário