''Nu no cabide'',pintura de Ismael Nery
Ismael Nery
Ismael Nery nasceu em 9 de outubro de 1900, em Belém do Pará. Nery foi um pintor brasileiro de influência surrealista. Descendente de indígena, africanos e holandeses, em 1909, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Com 15 anos (1915), ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, onde saiu logo pois nãose adptava ao método de ensino. Viajou pela Europa em 1920, tendo frequentado a academia Julian, em Paris. De volta ao Brasil, trabelhou em arquitetura no Patrimônio Nacional do Ministério da Fazenda. Em 1922, casou-se com a poetisa Adalgisa Ferreira. Nessa época realizou obras de tendêcia expressionista.
Em 1929, depois de uma viagem à Argentina e Uruguai, um diagnóstico revelou que ele era portador de tuberculose, o que levou a internar-se num sanatório pelo período de dois anos. Saiu de la aparentemente curado, porém, em 1933, a doença voltou de forma irreversível.
A partir daí, suas figuras tornaram-se mais viscerais e mutiladas. Morreu 6 meses depois. Em suas pinturas quase sempre retratavam pessoas. Em toda vida, não pintou mais de uma centena de quadros, realizou duas exposições individuais, e nelas conseguiu vender apenas um quadro.
Suas obras mais famosas foram:
''Nu no cabide'', que hoje se encontra no Acervo do Palácio Boa Vista.
''Figura'' , que hoje se encontra no Museo de Arte Contemporânea da USP.
Curiosidades:
Fases da obra de Ismael Nery
Costuma-se dividir a obra de Ismael Nery em três partes:
De 1922 a 1923, a fase Expressionista.
De 1924 a 1927, a fase Cubista, com evidente influência da fase azul de Pablo Picasso.
De 1927 a 1934, fase do Surrealismo, sua fase mais importante e promissora.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário